quinta-feira, 29 de junho de 2017

Poemas do 2º Encontro da Oficina de Leitura, com o Tema: Construção


Mestre de Obras "A"


O MESTRE

Para o dia de hoje
Vimos o que acontece
Estudamos muito
Para no futuro ser um mestre.

A areia sobre
E o entulho desce,
Assim acontece,
A melodia da construção
Da inspiração e
Cresce a união.

Vamos mestres,
Todos juntos,
Fazer crescer a habitação.
Quem rima na obra
Faz o nada se tornar tudo.

O mestre transforma
O desenho do arquiteto
Com lealdade
O sonho do cliente,
Em realidade.

Acordo pela manhã
Vou trabalhar
Com minhas ferramentas
Desabafar
E com a arte de construir
Os clientes agradar.

Construir é uma arte
Onde quer que seja...
Seja casa, edifício,
Tudo fica uma beleza!
Ana Rosa de Souza Vicente
Rogério Lima Correia
Ricardo Batista Couto
Edmilson Bezerra Gouveia
Dirson da Silva Oliveira
Tânia Maria Ribeiro Bayão



Ás vezes fico a pensar...
Como um ser pode tanto?

Constrói obras incríveis,
Até move montanhas
Para abrir estradas.

Desvia rios e contém até o mar,
Faz moradias e casa de espetáculos

Não há limites para construir

Com aço e concreto

Mas limita esse poder

Quando não consegue construir

O Respeito sobre a Terra.
Roberto Daniel de Souza
Paulo Roberto da Silva
Roni Patrício dos Santos
Mirko Zosimo Brugos Uzqueda
Bruno Lira
Jorge Alberto F. Machado


CONSTRUÇÃO CIVIL

Construção Civil, que satisfação!
Trabalhar com emoção.
Na construção civil fazemos de tudo um pouco,
Se trabalha e trabalha, e se cansa como louco!
Não somos bem remunerados, mas a satisfação,
Sempre é melhor que nossa remuneração.
Satisfação de aprender, satisfação de ensinar,
Satisfação de sonhos realizar.
Somos homens e mulheres, trabalhando incansavelmente,
Que trabalham com ferramentas, normas e todo tipo de gente.
Construção Civil é a arte de realizar o sonho de muita gente,
Trabalhando feliz e contente,
Sem agredir o meio-ambiente.
Trabalhar, trabalhar, trabalhar sem parar...
Trabalhar 49 anos para tentar se aposentar.
Caio Alves Gouveia
Reginaldo Santos de Lima
Valdir Santos Fretias
Elson Vicente dos Santos
Eriovaldo Domingos Coelho


CONSTRUTOR DA NATUREZA

Indaguei à natureza...
E fui muito feliz com isso
Quem ensinou... Ao João de Barro
Construir... Sem desperdício

                      II

O homem também constrói
Utiliza cimento e aço...
Porém errando nos cálculos
Depois de pronta destrói...

                     III

O que sobra é entulho...
E, devolve à natureza,
Agride ao meio ambiente...
Como forma de orgulho
Embora pareça com Deus
Mas, diferente na pobreza...
Antonio Alves
Rafael Lima
Marcelo Gardin
José Arinaldo Carmo
Jeferson Regis
Adriano Dias




A CONSTRUÇÃO CIVIL

Ah! Minha boa e velha construção,
Vai das taperas de barro
Aos palacetes imperiais
Todos travestidos de homens e mulheres;
Que como numa escola de samba brincam de massa,
Sapateiam um samba
E assentam revestimentos mil...

Ajudando arquitetos e engenheiros,
Dando vida a traços e pranchetas
E alegrando clientes e corretores...

Há homens responsáveis!!!
Pintam, cortam, tecem sonhos
E nos convidam a sorrir
A brincar de construir e
Multiplicar edificações...

Vejam os canteiros de obras:
A arte e o desejo de modificar a vida;
Pelos montes de azuis que se solidificam
Com blocos em paisagens de pedra e aço
                Antonio Alves
Rafael Lima
Marcelo Gardin
José Arinaldo Carmo
Jeferson Regis
Adriano Dias



 A CONSTRUÇÃO SEGUE

O tempo passa, os dias passam,
Mas sempre houve a necessidade de construir.
Levantamos coisas, destruímos coisas,
Para que a vida possa fluir.

No início, tudo era complicado.
Construía-se apenas para sobreviver.
Nada mais, nada menos,
Apenas para se proteger.

Mas o tempo passa, os dias passam,
Acontece uma evolução.
Após estudos, chega-se a uma conclusão
E surge a edificação.

De São Paulo a Milão,
De Nova Iorque a Veneza.
Agora, não apenas se constrói por construir,
Também se pensa na beleza.

Ana Caroline M. da Cruz
Filipe Thomé
Gustavo Alves Natal
Gustavo Vieira Beltran
Leonardo Gomes de Queirós
Márcio Rafael H. N. Nakamura
Paulo Eugênio Pereira Neto
1EM


OBRA VIOLENTA

A luz da lua ainda irradia em minha janela.
Tijolo por tijolo construo o meu destino.
Olho para a cama e encontro a minha donzela,
Mas tinha que deixá-la sozinha,
Pois preciso seguir o meu caminho.

Trem lotado, contas atrasadas, vida turbulenta,
Tenho que continuar em minha obra violenta.
Mestre de obras, arquiteto e engenheiro,
Todos em busca de um consentimento.

Não sou um dos grandes, mas grande importância tenho.
Subo os prédios com um grande desempenho.
Trabalho realizando sonhos de outras famílias,
Mas não consigo realizar os da minha própria vida.

A luz da lua volta a irradiar a minha janela,
Esse é o fim do dia de um guerreiro.
Exausto, alegrarei a ela.
Essa é a fantástica vida de um pedreiro.

Júlia Maria
Juliana Barbone
Lívia Maria
Luiz Filipe
Suyane Meneses
1EM



POESIA CONCRETA

A poesia forte como o concreto armado
Presente em tantas construções
Que se torna clássico
Como obras de Jorge Amado

Rimas, estrofes e versos
Nos poemas estão presentes
Assim como vigas, blocos e colunas
Que deixam a obra resistente

A estrutura do poema
Não se assemelha a da construção civil
Pois as do poema são finas e belas
E na construção firmes como nunca se viu

Enfim, nos dois temas
Encantar o espectador é a meta
E é com esse intuito que apresentamos
Nossa poesia concreta.

Anderson dos Santos Andrade
Fabrício Romano de Araújo
Iago Alves Falanghe
Moisés Felipe Teles da Silva
1EM



A CONSTRUÇÃO PARA A VIDA

Há um lugar hostil
Um nada, fora a terra
Assim como início da vida
Que como qualquer edificação
Necessita de base, de planos
E também de fundação.

Uma mudança a cada pilar
Um grande trabalho para se estruturar
Mas antes de crescer
Ter um amor para te erguer.

Nada começa por cima
Nem a casa pelo teto
Nem a vida pelo sucesso
Quando a construção finalizar
Você estará pronto para começar.

Alana de Ferreira
Juliana Neves
Larissa Santana
 Maria Fernanda
Giovanna Rezende
Ramon de Castro
Vitor Camargo
1EM



DO RABISCO AO CONCRETO

Passei de um rabisco a algo concreto
Até virar lar, chão, parede e teto
Fui ideias rascunhadas num papel
Subi de tão baixo até tocar o céu.

Fui esboçada e calculada com exatidão
Prepararam com cuidado minha armadura
Eu já tinha uma fundação, uma estrutura

Muita gente envolvida
Muito bloco, muita brita
Muita massa, muita viga
E assim a vida foi sendo construída.

Bloco sobre bloco, fio e tubulação
Um passo de cada vez
Formou-se a edificação.

E, por fim, o “acabamento”
Que não acaba por aí
Com tintas e ornamentos fui colorida
E até que enfim cheguei aqui.

Edifício? É difícil. Foi difícil.
E sempre será.
Mas é um preço que vale a pena pagar.

E agora alguém em mim vai habitar
Vou presenciar vida e emoção
Vou presenciar tristeza e alegria
Não é interessante pensar
Que construção na verdade é poesia?

Beatriz Courel
Giovana Landim
Júlia Milena
José Stuani
Bruno Alves
Verônica Macedo
1EM


CONSTRUÇÃO

Construção é porção de Deus
Correndo na veia

É como a criança que molda a natureza
E constrói seu castelo de areia

É o imaginário que toma forma
É a forma que toma o imaginário

Em obra onde há muita vida
Admira-se o vislumbre de ver algo crescer aos poucos
Como um filho que a gente cria
Cuida e ama

Em obra onde há pouca vida
Admira-se quando o céu vira concreto
As nuvens viram luminárias
Enquanto viajam de encontro à luz.

Beatriz Bagio Marques
Igor Dutra do Nascimento
Leonardo Nogueira
Matheus Luis
1AGO


CONSTRUIR É ARTE, APRENDER FAZ PARTE

Eu sei que é difícil falar sobre construção
Mas sempre é uma grande diversão
Achamos impossível falar sobre bloco, cimento e armação
Concordo com você falar sobre o coração
Dá muito mais emoção
Porém é divertido juntar areia, pedra e cimento
E transformar em uma grande construção
Tudo o que enxergamos ao nosso redor
Partiu do pó para uma grande edificação.

Mas saiba de uma coisa, meu amigo
Não é nada fácil fazer do simples cimento
Uma grande obra de se admirar
Por trás dessas obras todas
Há muita gente para pensar.

Sou grata pelo conhecimento que venho adquirindo
Por meio de uma escola tão boa
Chamada SENAI
Agradeço aos professores pela paciência e compreensão
Pois não é fácil ficar prestando atenção
Mas o que aprendi está guardado aqui no coração
E prometo a vocês, vou dar orgulho a esta instituição

E finalizo dizendo
Que meu sonho é fazer uma obra levantar
E fazer dela algo a se admirar
Tenho fé no coração que isso vou alcançar
Porque tenho Deus para me ajudar.

Felipe Damasceno
Rafael Pimenta
Malu Alves
Luana Garnecho
Natália Lorenzon
Ana Helena Piovezani
1AGO


ESTRUTURAS

Estruturas quando nascem
Começam pela fundação
O edifício vai crescendo
Dentro do meu coração

Se na obra todos ajudar
Construído isso estará
Se construído ficar
Nosso objetivo se concretizará.

Erika Vitoria Praxedes N. da Silva
Jhonata Rafael P. Fonseca
Kemi de Souza
Lucas da Silva Sousa
Mateus Andrade de Souza
Silas Fernandes de Paiva
1AGO


SEGURANÇA

Toma choque, toma choque
Muito choque já tomei
Quando usei o EPI
Deste problema me livrei

Acidentes acontecem
A todo momento
Eu não gostava dos EPIs
Até o momento
Por isso uso e recomendo

As normas regulamentadoras
Estabelecem regras de importância
Devem ser seguidas
Pois visam à segurança

A instrução é lecionada
E eu já entendi
Só estou seguro
Se usar o EPI.

John Marcos Dutra Santos
Carlos Alberto Roque Ferreira
Yuri Nogueira Sampaio
Cícero dos Santos Leite
1EIT


PILARES

Não vejo mais ninguém
Estou sem direção
Instalou-se a escuridão

Mas existe um porém
Acharei a solução
Fazer dos sonhos
Os pilares da vida
Sustentando minhas vontades
E distribuindo as energias

Que meus apoios sejam fixos
E os momentos ruins
Não me tragam a inércia

Que as tensões não sejam contínuas
Pois elas não mudam sua rotina
Sejam como a alternada
Que sempre muda sua jornada

Amanda Moraes
Cintia Dias
Gabriel Melo
Gilvan Júnior
Iasmim Martins
Yasmin Farias
1EIT

O COMEÇO ESQUECIDO

A construção é um caminho
Onde a casa é o objetivo,
O alicerce é o começo
E o telhado é o fim.

No começo o sonho é chegar ao alto,
Porém cava-se para baixo.
Um começo com muitas pedras,
Um começo preparatório para o fim.

Depois, instalam-se colunas,
Colocam-se tijolos, e tudo começa a subir,
Tudo bem organizado, alinhado...
Quem olha de fora já vê algo surgir.

Por fim vem o telhado,
Tudo bem encaixado, firme.
Dão-se uns toques finais,
Pintura, decoração, enfeites e pronto!

Todos admiram a nova casa.
Bonita, grande e bem alta,
Mas ninguém vê o alicerce,
O que mantém a casa de pé
Sem que qualquer vento a possa derrubar.

Brener Luiz dos Santos
Bruno Felipe Costa Nascimento
Heinrich Araujo Rodrigues
Johnny Morales Gutierrez
1EIT

A OBRA DO AMOR

Eu amo ser pedreiro
Pedreiro eu amo ser
Todo dia eu tento segurar
Essa barra que é gostar de você

Quanto mais eu tento
Mais firme fica
Dou três voltas
E passa a Makita

Eu posso construir casa
Porque é meu ofício
Mas construir algo com você
É difícil

Cada tijolo que eu assento
É um momento de sofrimento
Pois sempre estou lembrando
Dos nossos momentos

Nas obras da vida
Tudo caminha
Mas você foi embora
Adeus XANAÍNA!!!

Ailton Cabral de Araújo
Daniel de Almeida Luna
Emanuel Victor Santos Lacerda
Vitor Arruda Francelino da Silva
1EIT


FACE CINZA

Na selva de concreto e aço
Quem domina as grandes torres
Sempre me colocam para baixo

A construção acontece
E a desconstrução não segue
Digo
Ela segue onde o olhar global
Não nos favorece

Não merece!
Ter a casa incendiada
Por não ter a mesma casa
Por viver entre as águas
Desse mar de alienação
— Ou você acha que o dinheiro
Não aliena, meu irmão?

Enquanto a máquina
Desenfreada
Não conseguir ver
Nenhuma cara
Toda construção
Será em vão

Construir em base de fome
Não ligam nem para os seus nomes
Isso é a real ideia
Que nosso sistema prega
Sobre o que é viver

O esqueleto
Pode ser de concreto e aço
Mas o sangue que pulsa
É daqueles
Que nem têm seu próprio espaço.

Bruno Alves do Nascimento
Thomas Uwande Alves Cardoso
David Batista
Victor Batista Santos
1EIT


EDIFIQUE-SE

Nossa vida é edificada com blocos de experiência,
Ligada com massas de memórias
E revestida com momentos bons e ruins.
Com tudo isso é formado
O que chamamos de vida. Nossa vida.
Nada nela é concreto, tudo é massa.
Tudo é abstrato.
Tudo se modifica, se edifica.
O que edifica? Boa pergunta!
Eu te pergunto: o que você edifica
Em sua vida?
Com o quê você está fazendo sua fundação?
Com medidas? Medidas limitadas?
Permita sua própria verticalização
E tenha a vista privilegiada do topo.

Invista em bons materiais.
Use o que houver de melhor,
Aí então quem sabe um dia
Você consiga ser
Como as pirâmides do Egito.

Apesar de tempestades de areia
E do passar dos anos, elas conseguem
Manter-se em pé
Mostrando toda a sua força.

Alexandra Oliveira Ferri
Adam Joseph Ery L. de Moraes.
Bárbara Quadral de A. de L. Buffone
Marcelo Pereira Nia
Mariana Araujo Melo
Roberta Santana de Souza
      1EIT

A VIDA TURBULENTA DE UM TIJOLO

Como um tijolo fui feito
Barro, água, cozido em um leito
Tudo isso para um fim tão trágico
Mas vamos falar de um momento mágico

Fui feito para uma casa bela
Com portas, paredes e belas janelas
Me colocaram como se fosse mera poeira
Assentado sobre aquela massa
Que me prendeu de minha liberdade
Estava eu lá, no meio de outros tijolos
Até que então cobriram os meus olhos

Jogaram chapisco, massa e tintas
Não conseguia ver nada
Depois de muito tempo alguém me derrubou
Junto com aquela casa que um dia se elevou
Fui jogado em uma caçamba
E passo meus dias tristes
Junto com minhas lembranças.

Brener Luiz dos Santos
Bruno Felipe Costa Nascimento
Heinrich Araújo Rodrigues
Johnny Morales Gutierrez
1EIT


SEVERINO

Severino morava no sertão, tinha um sonho.
Foi para São Paulo trabalhar com construção.
Melhorar de vida não era uma opção,
Mas sim sua determinação.
Toda manhã ia para o canteiro.
Trabalhava o dia inteiro.
Do bloco ao telhado se sentia pressionado
Por não ver seu sonho realizado.
Casa própria do cliente
E a sua ainda inexistente.
Como pedreiro persistente
Realizou seu sonho de adolescente.
De pedreiro a carpinteiro
Formou-se um bom engenheiro.

Caio Henrique Nunes Moreira
Cezar Carlos Alves de Lima
Débora Keiko Yuasa
Isadora Silva Duarte
Késley Hadassa de Souza Gonçalves
1EN


MANUAL DE UMA CASINHA

Esse sujeito homem
É realmente imprevisível,
Desde a Antiguidade
Desafiando o impossível.

Dando asas à imaginação
Onde ele coloca a sua mão,
Surge uma nova construção.

Sobe sobe, tijolinho,
Passa massa e cimentinho,
Pega arame e ferrinho
Para estruturar o bloquinho.

De parede em parede
Fazemos a vedação,
Vem o teto e o chão,
E temos a finalização.

Por último vêm
A pintura, a vidraçaria,
Terminando assim
A casinha com alegria.

Emeni Shehade
Gabriel Teubner
Aline Frazão
Gabriela Gomes
Felipe Amarante
1EN


ALVORADA DA CONSTRUÇÃO

A construção civil é idosa e antiga
Trabalha feito uma formiga
Não é frágil, mas também não é dura
Passa o tempo e perdura

Não há solidão
Pois sempre há comunicação
Não se escolhe o trabalho
Mas as amarguras vão debaixo do assoalho

É nosso teto, nossa casa
A construção civil nunca vira a casa
É nossa mãe doce e delicada
Mas também é dura e áspera

Pode ser pequena e firme
Ou grande e majestosa
Tendo sempre uma luz que ilumine
Sendo sempre gloriosa.

Aline Nana Watanabe
Paloma Bispo Siqueira
Paulo Araújo Nogueira
Nicolas Ricciardi da Rocha
Victor Hugo Novaes da Silva
Victor Hugo Thomaz Flauto
1EN


MOTIVAÇÃO

Somando: areia + cimento + brita + água + aço + ferramentas + mão de obra especializada é igual à concretização da sua imaginação.
Temos um sonho em comum, a casa própria, que exige profissionais para a obra que tem sua alma disposta. Há sempre que inovar e concretizar o sonho da
nação
movidos
sempre
por uma
razão
ir da
ideia
à
ideação
do
projeto
à
edificação
essa é
a nossa
C
O
N
S
T
R
U
Ç
Ã
O.

HÁ UM SONHO EM COMUM, A CASA PRÓPRIA, QUE EXIGE

Larissa da Silva Santos
Nathália Ribeiro Ferreira
Gabriel José de Carvalho
Bárbara Cristine Gomes da Conceição
1EN


A CONSTRUÇÃO DO FUTURO

Nossa vida é uma construção
Onde nascemos, como uma ideia de um projeto
Onde aprendemos a andar, como uma análise de solo
Onde começamos a compreender o certo e o errado
Assim como detectamos no projeto o que pode não dar certo.

Chega um momento da vida em que começamos a tomar decisões
Assim como em um canteiro, decisões são tomadas a todo instante
De repente você começa a ter frutos e a ver sua vida decolar
Como um projeto saindo do papel e tomando proporções reais.

Mesmo tomando cuidado, uma obra possui erros e acidentes
Assim também é na vida
Por mais que tenhamos medo de errar, acabamos errando
Mas como na obra
Sempre haverá o dia seguinte para corrigir nossos erros

Chega então uma etapa da vida em que você sossega
Pois já se trabalhou bastante
Como numa obra em seus últimos acabamentos
A vida um dia dará lugar a outra vida
A obra acabada realizará o sonho
De quem sabe a esta mesma vida que tento citamos neste poema.

Brenno Vicentini dos Santos Bernardo
Luís Fernando da Rocha César
Joabe Meireles Pimentel
Edilson Rodrigues da Silva Javier
Henrique de Oliveira Arraias
Henrique Barbosa da Silva
1EN


LAR

Para nós, meros construtores,
Era apenas bloco e massa.
Para ele é privacidade de uma casa,
Para nós era uma laje bem armada.
De onde ele vinha as condições eram precárias,
A única esperança era o sonho de uma casa.
Com o passar dos anos ele casou e teve filhos.
E esses dias eu estava a pensar
Que a casa agora pronta é o confronto de um lar.

Bárbara Pereira
Naíla Suliman
Thais Gomes Luz
Pedro Afonso
Matheus Torres
1EN



Nenhum comentário:

Postar um comentário